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Educação Infantil

Nosso currículo fundamenta-se no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, o qual abrange atividades voltadas para a formação pessoal e social, tendo dois eixos de trabalho. Primeiro, os processos de construção da Identidade e Autonomia da criança em cada faixa etária; segundo, a experiência sobre Conhecimento de Mundo, contemplando diferentes linguagens: Música, Movimento, Artes visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

A importância do brincar: brincando também se aprende...

Brincar não é apenas uma forma da criança se distrair e passar o tempo, as brincadeiras infantis são uma forma de integrar a criança ao mundo.

Brincando a criança descobre emoções e formas de se relacionar com o grupo, além de estimular a memória e o raciocínio, aperfeiçoar o uso da linguagem e afinar a coordenação.

Acreditando na importância do brincar, o Colégio desenvolve suas aulas de forma lúdica, com a realização de jogos e brincadeiras. Na primeira infância é o movimento que dominará, pois, por meio dele a criança se coloca no ambiente, inteirando-se com os objetos, com as pessoas, explorando seu próprio corpo, o espaço físico - brincar é permitir à criança o exercício do movimento e também a faz feliz e, por consequência mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.

Pensando dessa forma, a brincadeira tem a relevância destacada no curso de Educação Infantil oferecido aos pequenos, visando assim, o desenvolvimento integral de cada aluno, nos aspectos cognitivos, físico, psicológico, afetivo e social.

Ensino Fundamental I e II

Está organizado por ciclos (anos), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), definidos pelo MEC.

Objetivos do Ensino Fundamental

- Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos, o pleno domínio da leitura e do cálculo;
- Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
- Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
- Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Ciclo I: 1º ao 5º Anos

É preciso ressaltar nesta fase a importância do estudo por comparação, visto que os alunos ainda estão num estágio operatório-concreto. Eles precisam ter os objetos, por meio de suas imagens, sempre presentes na mente para poder pensar sobre eles. Esse é o período em que é absolutamente necessária uma constante busca das experiências vividas pelos alunos em cada conteúdo analisado. O próprio conteúdo adquire significado para as crianças à medida que faz ligação com as suas concepções prévias ou espontâneas.

Ciclo II – 6º ao 9º Anos

Para que se efetive um trabalho nos quais professores e alunos tenham autonomia, possam pensar e refletir sobre o seu próprio processo de construção de conhecimentos e que tenham acesso a novas informações, é necessário observar questões fundamentais e específicas desta fase em que os alunos passam gradativamente do estágio operatório-concreto para o pensamento formal. Com isso cabe a nós educadores propiciar questões, projetos, eventos e outras atividades, em que os professores e alunos possam dialogar, duvidar, discutir, questionar, compartilhar informações, havendo sempre espaço para transformações, para as diferenças, para o erro, para as contradições, para a colaboração mútua e para a criatividade.

É importante pensarmos que, qualquer que seja o conteúdo, ele nunca é um fim em si mesmo, e, sim, apenas um pretexto para se aprender a pensar e questionar o próprio conhecimento, para se compreender que aprender não é reproduzir verdades alheias, mas sim, aprender a olhar para o mundo colhendo dados, interpretando-os, transformando-os e tirando conclusões.

Só assim é possível formar cidadãos críticos, competitivos e capacitados o bastante para serem agentes transformadores de sua própria vida e da realidade que os cerca.

Ensino Médio

Desenvolvido em três séries anuais, terá sua organização curricular estruturada como curso de sólida formação básica que abre, para o jovem, efetivas oportunidades de consolidação das competências e conteúdos necessários ao prosseguimento dos estudos em nível superior e/ou à inserção no mundo do trabalho.

Família, aluno e Colégio, uma aliança determinante para o alcance de grandes conquistas.

Metodologia

- Associa teoria e prática o que propicia um estímulo constante para o estudo.
- Valoriza a interdisciplinaridade.
- Apresentação de aulas organizadas que se articulam naturalmente com exercícios e provas.
- Avaliações e Simulados que permitem o acompanhamento do grau de assimilação dos conteúdos aplicados.
- Conteúdos atualizados que acompanham as transformações sociais.
- Aula dada, aula estudada. Propicia o aprendizado gradativo e integrado ao cotidiano do estudante, contribuindo para o seu crescimento pessoal.

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